Seja bem-vindo! Hoje é

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MÃES DO CORAÇÃO

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MÃES DO CORAÇÃO

6 de junho de 2010


Aconteceu no Palácio Tiradentes, no centro do Rio, entre os dias 11 e 30 de maio, a  EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MÃES DO CORAÇÃO. Confira alguns momentos e fotos da exposição.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente, deputado Sabino (PSC) e as mães de crianças adotadas que participam da exposição realizaram a abertura da exposição "Mães de Coração"


A fundadora do Quintal da Casa de Ana e presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Bárbara Toledo, apresenta ao deputado Sabino (PSC), as fotos da exposição inaugurada nesta terça-feira (11/05)







Fotografia da exposição “Mães do Coração”, com fotos de mulheres e seus filhos adotivos.

Acabar com o preconceito à adoção e mostrar que os laços formados pelo amor são muito mais fortes do que os sanguíneos. Com este intuito, foi cortado o cordão que inaugurou a exposição “Mães do Coração”, reunindo 12 fotos de mulheres com seus filhos adotivos, nesta terça-feira (11/05), no Palácio Tiradentes. A expectativa do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção), deputado Alcebíades Sabino (PSC), é que, com ações como esta, a sociedade se conscientize da importância da adoção, fazendo com que o número de crianças abandonadas em abrigos no estado do Rio de Janeiro, que hoje chega a 3 mil, diminua nos próximos anos. “Adotar é uma troca de amor e a sociedade precisa compreender o papel das famílias que se propõem a isso. Essas pessoas dão carinho e generosidade, e é justamente isso o que procuram as crianças que são abandonadas, que são órfãs. Queremos ter cada vez mais jovens protegidos e menos abandonados”, afirmou Sabino, que possui uma sobrinha adotada. “Ela sempre foi cercada de muito carinho e se integra perfeitamente aos familiares”.

Uma das idealizadoras da Frente Parlamentar, a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Bárbara Toledo, acredita que é necessária uma reflexão sobre o que significa a maternidade e, principalmente a adoção. Para ela, uma mãe adotiva está sempre preparada para o desafio de construir uma família e dar um futuro digno a uma criança que se encontra abandonada, e a exposição pode ajudar a quebrar o preconceito, segundo ela, ainda enraizado em muitas pessoas. “Quem adota tem que pensar nessa possibilidade, buscar informações, superar burocracias, então está realmente firme e decidida nesse propósito, do que é ser mãe. Queremos quebrar essa visão de que adoção é uma filiação de segunda categoria, e mostramos justamente o contrário com essas fotos de famílias felizes”, observou.

Bárbara ainda atentou para o baixo número de crianças disponíveis para adoção no estado. Das 3 mil em abrigos, apenas 300 podem ser adotadas. As outras 2.700, teoricamente, ainda possuem vínculos familiares, seja com um parente como uma tia ou com os próprios pais biológicos. Fundadora da Associação Civil Quintal da Casa de Ana, ela questiona onde estão essas pessoas e como será o futuro das crianças quando completarem a maioridade. “Essas pessoas constam como presentes, mas se for feito um levantamento rigoroso, sequer 50% visitam os abrigos e orfanatos. Esses jovens, então, não têm a referência familiar que dizem ter, e não terão uma perspectiva de vida digna”, lamentou.

Protagonista de uma das fotos da exposição, a psicóloga Luciana Bittencourt vê a adoção como “um encontro de almas”, e foge do perfil dos que procuram crianças recém-nascidas para adotar. Ela é mãe de Jéssica, que foi adotada em 2003, com 11 anos, e em agosto completa 18 anos de muito amor e carinho, desde o momento em que as duas cruzaram olhares pela primeira vez. “Fui fazer um levantamento no abrigo onde ela estava, em Nova Friburgo (região Serrana), e vi que os três irmãos dela haviam sido adotados. Perguntei a ela como se sentia, e ela disse que estava muito feliz, pois seus irmãos teriam um pai e uma mãe, o que ela nunca teve. A partir daí não tirei a imagem dela da minha cabeça e foi um encontro que se tornou mágico. Ela também sabia que eu me tornaria mãe dela”, revelou Bittencourt.

A exposição está no terceiro andar do Palácio Tiradentes até o dia 28/05 e pode ser visitada diariamente, das 10h às 17h. No próximo domingo (16/05), às 9h, acontece uma caminhada na Praia de Copacabana e, no dia 25/05, uma terça-feira, às 10h, uma sessão solene, no plenário da Alerj, marcará o Dia Nacional de Incentivo à Adoção. No evento, será lançada uma cartilha com todas as explicações necessárias para quem deseja adotar uma criança.

(texto de Colin Foster)


 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios